quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ESCOLA X VIOLÊNCIA



Bom,hoje vou falar sobre um tema muito polêmico:
Violencia nas escolas
Hoje em dia,esta cada vez mais comum se ouvir que tal pessoa apanhou na escola,sofreu ofensas e tal..
Isso está cada vez se tornando mais perigoso.Alunos ficam com receio de ir para a escola,e acabam abandonando seus estudos e não saem de casa com medo de ameaças ou coisas do tipo.
Os motivos de tais agressões,sejam no ambiente escolar ou fora são os mais comuns: disputa por homens,meninas ou por causa de dívidas envolvendo  drogas.
E,por que este ambiente é a cena de tantos fatos envolvendo os estudantes? Onde está o comprometimento da escola em evitar tais coisas?
“Já ouvi pessoas dizerem: Briga com ele fora da escola,senão dá rolo” ou “aproveita que você é de menor,e bate nele”
Ai,fica aquele monte de gente tosca em frente á escola vendo a briga e ninguém faz nada,e ainda por cima filmam ¬¬. Acredito que,logicamente ninguém deve se intrometer,então sai de perto né mew!!
Mas,isso até que possui uma explicação: O medo de ser ameaçado e até morto faz com que as pessoas que presenciaram fiquem com receio de serem punidas,e acabam se calando e vendo “o bicho pegar”.
Há casos também de violência dentro da sala de aula,envolvendo professores.
Mas,nessa sociedade em que estamos,deve a violência reinar até no ambiente escolar,onde onde as pessoas adquirem conhecimento para usa lo no futuro e no dia a dia? Será que esse ambiente irá se tornar um “ringue”,onde pessoas disputam lutas com as outras?”
“Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições públicas utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o motivador para a falta de engajamento dessas ações.”
Trecho retirado de :


 
Esperamos que essa situação mude e que a visão de escola não se resuma na maioria daz vezes como um “campo de guerra”.